ESTANTE ESCRITÓRIO

Minha estante finalmente ficou pronta!!
Estou organizando algumas coisas aqui em casa e uma das minhas prioridades era o escritório, já que precisava de bastante lugares para guardar coisas de forma organizada. A parede onde gostaria de encaixar essa estante é curva, a solução que encontrei foi mandar fazer uma estante em marcenaria para encaixar nessa “curva”, assim poderia ter melhor aproveitamento de todos os espaços.

planta

vista

Optamos por fazer a estante em MDF braco, para meu propósito ela sairia mais barata e seria mais resistente do que uma laca, e como já tenho piso em madeira e tenho uma parede com tijolos aparentes resolvi ir para um básico branco para não misturar muitos materiais diferentes.

Para produzir a estante o marceneiro teve que fazer um molde da parede e trouxe ela já pronta, eles somente fixaram e deram os acabamentos laterais aqui em casa.

img_8553

Eis o resultado final:

est

Acabei fazendo uma produçãozinha básica com nossos livros, coleção de câmeras antigas, e objetos em geral. Na parte inferior conseguimos guardar toda nossa bagunça, ficando em cima apenas a parte decorativa.

img_8618

COMPRAS NOS EUA – MIAMI

Mesmo o dólar estando alto ainda vale muito a pena fazer compras para a casa no exterior. Fora, conseguimos comprar produtos com maior qualidade por valores mais baixos do que um simples no Brasil. Quando nossa casa – A Casa mia! – estava ficando pronta, não tínhamos nada de artigos essenciais como toalhas, roupa de cama e utensílios. Decidimos então aproveitar nossas férias para ir à Miami fazer compras. Bendita decisão! Conseguimos comprar bem mais do que esperávamos, gastando bem menos.

Como a ideia era ser uma viagem focada e econômica, antes de irmos, nos programamos bastante. Fizemos uma lista das coisas que precisávamos comprar para não nos perdermos, aliás, uma lista do que precisávamos (que era indispensável) e uma lista do que queríamos (o que seria bom aproveitar, já que está lá, o preço é bom…). Acabou que deu para trazer tudo!

Alugamos um apartamento em Coral Gables pelo AirBnb, que foi um excelente custo benefício, mais barato do que um hotel, e na minha opinião até mais gostoso. Você pode cozinhar, é mais fácil de entrar e sair com as malas, com as compras, etc; e alugamos um carro, porque é meio impossível se locomover em Miami sem carro.

Na nossa lista de compras tinha desde lençóis, toalhas, utensílios de cozinha, pequenos eletrodomésticos (como torradeira, mixer), à luminárias, maçanetas, fechaduras, puxadores para armários, metais para cozinha, banheiros, etc. Fomos a muitos home centers, como a Lowe’s e Home Depot, e também a muitas lojas de departamentos e de artigos para casa, mas onde mais vale a pena comprar são nas lojas de descontos como Ross, TJ MaxxMarshalls. A Marshall’s tem uma loja incrível no Dolphin’s Mall voltada para casa: a Marshall’s Home Goods.

Nessas lojas você encontra bastante coisa de marcas, qualidade e valores inacreditáveis. Vale super a pena trazer lençóis e toalhas, que além do valor, não sei se tem alguma diferença no processo de fabricação, mas quem costuma usar a secadora, consegue ver bem a diferença, elas saem muito macias e desamassadas da secadora, enquanto que os nacionais, não importa a quantidade de fios, mesmo passando com ferro parece que não desamassa nunca!

Outra loja que amamos ter ido foi no Ikea. A rede de lojas europeia, por conta da conversão, acaba saindo mais barato nos EUA do que na Europa. Lá da vontade de comprar tudo. A loja tem diversas opções de peças com design jovem e criativo a baixos valores. Você com certeza vai se pegar pensando se conseguiria enfiar uma poltrona na mala, já que ela vem em caixa, toda desmontada!! rsrsrs

Falando em mala, não se esqueça de levar, ou de comprar por lá uma balança para bagagem. Ela vai ser de grande utilidade na hora de arrumar as malas e distribuir os pesos para não ter que pagar excesso.

Aos poucos vou postando mais detalhes sobre os produtos adquiridas!

A VOLTA DO DOLCE ABITARE


Nesses últimos 12 meses bastante coisa aconteceu. A reforma da “A Casa Mia“foi finalizada, nos mudamos finalmente para ela e adotamos um filhote de golden para nos acompanhar nessa nova fase da nossas vidas.

Como todo mundo sabe, obras são sempre cheias de surpresas inesperadas e quase sempre acaba fugindo das nossas aspirações iniciais. Falo isso como arquiteta que trabalha com obra a quase 10 anos… Se gerenciar reforma de outras pessoas já é bastante árduo e desgastante, com certeza absoluta dá um milhão de vezes mais trabalho quando a obra é nossa.

Muitos perrengues foram superados, tivemos um sério problema com o empreiteiro que estava fazendo a obra – fica a dica tá! Eu como arquiteta prego isso a todos os meus clientes e amigos, mas como “Casa de ferreiro, espeto é de pau”, agente só aprende vivendo – Mesmo que você tenha um empreiteiro de extrema confiança, para uma obra de grande porte como foi a minha, sempre que puder optar por uma construtora ou empresa de engenharia que te faz um contrato com prazos, gastos e serviços muito bem definidos, OPTE PELA CONSTRUTORA!! Foi a decisão que acabamos tomando. Um empreiteiro pode ser mais barato, mas as dores de cabeça e a falta que faz ter um engenheiro que responda pela sua obra faz toda a diferença. Quase sempre a economia não se justifica.

Hoje, mais de um ano depois vou postar aos poucos como ficou o resultado do nosso sonho bastante turbulento… Além de continuar compartilhando ideias, referências e inspirações para o seu Dolce Abitare!

FORRO DE GESSO


Na semana passada concluímos a instalação do forro de gesso. Por se tratar de uma construção antiga, a casa já está bem “acomodada” no terreno e não ocorre muita movimentação, com isso optamos por utilizar plaquinhas de gesso ao invés de drywall, elas são mais suscetíveis a trincas mas têm um custo menor. Para seguir com a re-leitura do art deco, utilizamos uma moldura em L com um pequeno detalhe. Na próxima etapa, será aplicada massa corrida e primeira demão de tinta em todo o forro seguido pela furação para iluminação. Veja detalhes do trabalho realizado:


Apesar de simples, não encontramos a moldura que queríamos, ela precisou ser personalizada 


A moldura serviu como apoio para o forro, que ficou solto nas laterais, tendo espaço para dilatação


Trabalhando com um rebaixo mínimo de 15cm, conseguimos manter um pé direito bom, com altura de 2,80m

 

HIDRÁULICA BANHEIRO


Após a remoção de pisos, revestimentos, louças e metáis, e a reestruturação elétrica, foi confeccionada a nova hidráulica para o banheiro, que irá receber aquecimento central e banheira de imersão. Veja as etapas realizadas:


O projeto de reforma do banheiro visa trazer de volta as características originais da casa junto com a modernização das instalações 


Na primeira etapa, foi removida a tubulação antiga (de ferro) e o entulho que preenchia a laje rebaixada, por onde passa o encanamento



O ramal principal (de 100mm) foi posicionado do vaso até a coluna e interligado a caixa sifonada (que recebe o ralo e a saída de água da banheira) e a tubulação da pia



Para a tubulação de água quente, foram utilizados os tubos e conexões Aquatherm da Tigre, que possuem um custo mais baixo e instalação mais simples que os de cobre, são colados da mesma forma que os de pvc para água fria


Um novo contra-piso foi feito


Para controlar o fluxo de água entre a bica da banheira e o chuveiro, foi instalado o Misturador Monocomando com Desviador da Deca, modelo Smart (no detalhe)


Foi construída a alvenaria para apoiar a banheira de imersão Celite Europa em aço esmaltado (no detalhe)