PLANEJADOS OU MARCENARIA

Um ponto muito importante no processo de obra á a contratação da empresa que fará marcenaria fixa, seja ela planejada ou decorativa. Além da parte funcional, é ela uma das grandes responsáveis por conferir acabamento e personalidade na sua decoração.

Chamamos de marcenaria planejada em geral a parte de armários e gabinetes: armários de cozinha, closet, gabinetes de banheiro, área de serviço, etc. Geralmente optamos por fazer essas áreas em materiais mais resistentes como a fórmica, BP, MDF, MDP. Essa é uma parte bacana para se fazer em lojas de planejados, eles tem muitos acessórios legais, as vezes exclusivos, e normalmente apresentam opções de pagamento parcelado em muitttaaas vezes, o que acaba ajudando bastante quando se tem gastos altos no mês com uma obra rolando.

A parte de marcenaria decorativa envolve as peças de acabamento mais fino, como home, painéis, buffet, etc. Geralmente são peças feitas com materiais mais nobres como folhas de madeira, laca, pintura automotiva. Essa parte é em geral feita com um marceneiro, para ser feita com um desenho mais especifico e mais bem acabado. Nesse ponto entra a mão do profissional. Um bom profissional de arquitetura ou design de interiores está apto a fazer um bom detalhamento de marcenaria para a execução de uma peça diferenciada, que além de ser personalizada para suas necessidades, faz toda diferença na sua decoração.

Nada impede também que você faça a parte de marcenaria planejada com um marceneiro. A desvantagem é que o marceneiro não divide no numero de vezes que as lojas de planejados fazem… mas as vezes o valor vale a pena.

Caso você não conheça o trabalho do marceneiro, como tudo dentro de uma obra, aconselho a ver algum trabalho realizado e pedir amostras para se ter ideia de acabamentos. É comum alguns marceneiros te mostrarem apenas catálogos ou folhas de madeira ainda sem acabamento, depois de passado um verniz ou seladora muda bastante o tom da madeira, ressaltando ou escondendo os veios naturais da peça.

madeiras

No caso de pintura em laca ou microtextura a importância de se ter um amostra é porque principalmente as cores variam bastante do catálogo, e por se tratar de uma pintura mais delicada, o resultado depende do capricho e do processo de secagem para se ter um bom resultado. Alguns marceneiros mais bem estruturados possuem estufas para a secagem das peças, o que garante melhor acabamento.

tendencias-ilustracao1

Sempre me perguntam qual deles sai mais barato… é bem dificil falar em valores, na realidade depende do marceneiro e da loja de planejados. Tem lojas bem baratas de planejados, que utilizam materiais inferiores, por isso conseguem cobrar tão barato, e tem lojas que tem um produto e serviço ótimo, mas existe um valor agregado de uma marca por trás. Da mesma forma, tem marceneiros mais simples que fazem o serviço todo sozinho e tem aqueles que já tem uma empresa com funcionários e acabam cobrando mais caro. O importante é você se sentir confortável com a opção que escolher, vale orçar e comparar!!!

ESTANTE ESCRITÓRIO

Minha estante finalmente ficou pronta!!
Estou organizando algumas coisas aqui em casa e uma das minhas prioridades era o escritório, já que precisava de bastante lugares para guardar coisas de forma organizada. A parede onde gostaria de encaixar essa estante é curva, a solução que encontrei foi mandar fazer uma estante em marcenaria para encaixar nessa “curva”, assim poderia ter melhor aproveitamento de todos os espaços.

planta

vista

Optamos por fazer a estante em MDF braco, para meu propósito ela sairia mais barata e seria mais resistente do que uma laca, e como já tenho piso em madeira e tenho uma parede com tijolos aparentes resolvi ir para um básico branco para não misturar muitos materiais diferentes.

Para produzir a estante o marceneiro teve que fazer um molde da parede e trouxe ela já pronta, eles somente fixaram e deram os acabamentos laterais aqui em casa.

img_8553

Eis o resultado final:

est

Acabei fazendo uma produçãozinha básica com nossos livros, coleção de câmeras antigas, e objetos em geral. Na parte inferior conseguimos guardar toda nossa bagunça, ficando em cima apenas a parte decorativa.

img_8618

RECEBI AS CHAVES E AGORA?


img_8522

Muitas pessoas se deparam com essa questão em uma certa etapa da vida, e a dúvida é principalmente se devem ou não contratar um profissional para ajudar nesse processo.

CONTRATAR OU NÃO UM PROFISSIONAL?
Para responder essa pergunta, vamos começar do princípio: a primeira coisa a ser avaliada ainda no estágio de escolha e compra do imóvel é se ele se encaixa na sua realidade. Digo isso em todos os sentidos: se atende a seus requisitos básicos de localização, número de vagas, etc; se ele comporta sua necessidade de espaço, se você pretende levar alguns móveis já existentes, e se eles vão caber no novo local; avaliar as necessidades de uma reforma e principalmente se tudo isso está dentro do que pretende ser investido nessa nova empreitada. Um profissional tem um “know how pode te ajudar em todas essas questões, te orientando nas questões espaciais e financeiras.

PLANEJAMENTO É A ALMA DO NEGÓCIO
O segredo para enfrentar essa nova etapa de uma forma tranquila e sem muitas surpresas é investir na parte de planejamento. Quanto mais bem definido e planejado for todo esse processo, mais simples será realiza-lo. Se você optar por não contratar ninguém saiba que será necessário investir muito do seu tempo com planejamentos e pesquisas, tomada de decisões, escolha materiais e gerenciamento dos serviços de forma a não desperdiçar dinheiro.

Definir suas prioridades e ter ideia de custo de cada um dos itens a serem realizados, nos ajuda a fazer sabia escolhas e chegar com segurança até o final. Por exemplo se você gosta muito de cozinhar, e a cozinha é uma de suas prioridades e você também quer reformar um banheiro, sabendo quanto vai custar cada item, você pode optar por acabamentos mais baratos para o banheiro para conseguir realizar a cozinha dos seus sonhos.

Uma boa dica é montar uma planilha de orçamentos  “ideal” e uma planilha secundária com opções mais em conta, isso ajuda bastante na hora de tomar decisões em trocar alguns itens para viabilizar outros.

PESQUISE, PESQUISE, PESQUISE!!!
Pesquise muito! Não digo na parte de serviços, se você tem um profissional de confiança, um pedreiro, marceneiro, eletricista etc. vale a pena pagar um pouco mais caro para se ter a segurança de um bom resultado e cumprimento dos prazos. Falo principalmente na questão dos materiais. Pesquisar diferentes tipos de materiais e onde encontrá-los mais em conta. Nem sempre os home centers apresentam os melhores preços, as vezes lojas mais especificas podem apresentar melhores condições. Um arquiteto ou designer em geral já trabalha com alguns fornecedores da confiança dele que te ajuda a evitar algumas ciladas e caso você opte pelo serviço, ele faz o gerenciamento desse fornecedores a fim de evitar muitas dores de cabeça. Os materiais também, hoje temos uma infinita gama de materiais, e estão sempre surgindo novas opções, conhece-los, suas propriedades e aplicações, e noção de valores ajuda bastante na hora de defini-los.

 

TOQUE FEMININO NA DECORAÇÃO

Para uma decoração ter uma cara mais feminina geralmente apresenta cores em tons mais claros como o branco e o cinza aliado a tons pastéis. O uso de mobiliário, tecidos e peças mais leves e delicadas também contribuem para agregar um caráter mais feminino aos ambientes.
062db87a4633aff7c958b653e6585937

d893e01898c56c4b4e4cdcb96555e8a6

 

Todo os anos a Pantone define as cores tendencias do ano que influenciam todo o mercado de design seja na área de moda ou decoração. Esse ano as cores escolhidas podem muito bem ser aplicadas para trazer esse toque feminino a arquitetura. Tais cores são o Rosa Quartz e o azul Serenity, que podem ser usados separadamente ou juntos como nesse projeto do dormitório decorado pelo Studio Chez Toi.

IMG_0923bdecoracao_feminina_livingef35f9b50eea6012722701eb3b426f8f

 

Mas não necessariamente podemos enxergar esses valores somente em ambientes clean. Uma decoração mais escura e cheia de personalidade também pode trazer elementos femininos como nesse projeto de Christina Hamoui para a blogueira Lala Rouge. Com toques em dourado, animal print e rosa pink, levando o glamour da moda para a decoração.apartamento_lala_rudge_01

casa_lala_rudge-6